Grupos alimentares

Grupos de alimentos servem para facilitar as coisas quando se trata de comida. Eles classificam tudo o que comemos com base em sua origem e seu papel no corpo.

Desta forma, eles são de grande ajuda para construir uma dieta equilibrada , que é aquela que lhe dá todos os nutrientes que você precisa para ser saudável.

Todos esses alimentos fazem parte da dieta de 21 dias para emagrecer.

Legumes e vegetais

Este grupo de alimentos é muito importante, pois muitas pessoas não comem vegetais suficientes .

Se você negligenciar sua presença na dieta, estará abandonando um grande número de nutrientes essenciais , incluindo numerosas vitaminas e minerais. Assim como a fibra, necessária entre outras coisas para o trânsito intestinal. A seguir, alguns dos vegetais que você não pode perder em sua dieta:

  • Espinafre
  • Feijão verde
  • Tomate
  • Abobrinha
  • Pepper
  • Beringela
  • Alho
  • Cebola
  • Couve-flor
  • Alface
  • Cenoura

É aconselhável consumi-los sempre que possível . Por outro lado, encher seu carrinho de compras com legumes de muitas cores diferentes lhe dará uma variedade ainda maior de nutrientes.

Frutas

Tal como no grupo anterior, a fruta é uma excelente fonte de vitaminas, minerais e fibras. E assim, também fornece substâncias antioxidantes, consideradas fundamentais para prevenir doenças como o câncer .

Esta seção inclui alimentos como os seguintes:

  • Damasco
  • Granada
  • Figo
  • Limão
  • Maçã
  • Orange
  • Pêra
  • Abacaxi
  • Banana
  • Toranja
  • Melancia

Deve-se notar que as bagas (cranberry, morango, framboesa …) também tendem a se encaixar no grupo de frutas .

Como no caso dos vegetais, é melhor que seus frutos sejam frescos e típicos de cada estação .

Proteínas

As proteínas ajudam a construir e consertar coisas importantes no corpo, como órgãos, músculos, pele ou hormônios . Por essa razão, eles são considerados altamente importantes para se manterem saudáveis. Você pode encontrá-los nos seguintes alimentos:

  • Carne
  • Peixe e marisco
  • Egg
  • Legumes (feijão, grão de bico, ervilhas …)
  • Nozes (amêndoas, nozes …)

Nem todo mundo come carne . Felizmente, existem feijões, lentilhas, etc. A presença de leguminosas (que também seria correto incluir no grupo de vegetais) na dieta é essencial, especialmente se você é vegetariano ou vegano.

Aveia, quinoa e brócolis são outros alimentos ricos em proteínas que podem ser incluídos neste grupo . Os produtos lácteos também ajudam a atingir a quantidade diária recomendada de proteína.

A maioria das pessoas não tem problemas em obter proteína suficiente. No entanto, é importante certificar-se de que as proteínas em sua dieta são da mais alta qualidade . Isso significa que eles não são acompanhados por muita gordura, como é o caso de peito de frango sem pele ou iogurte grego com baixo teor de gordura.

Cereais

Também chamados de grãos, os cereais fornecem energia ao corpo através de seus carboidratos . Pão, macarrão, arroz, milho ou quinoa são cereais.

Como durante o refino uma boa parte de seus nutrientes é perdida, é aconselhável escolher variedades inteiras . Esta opção garante uma maior contribuição de vitaminas e minerais, mas não engorda menos. As partes devem ser as mesmas em ambos os casos.

A batata também é considerada um bom carboidrato . Mas é necessário comê-los cozidos em vez de fritos. A razão é que fritar os transforma em uma refeição rica em calorias.

Produtos lácteos

Eles favorecem o crescimento dos ossos e seu fortalecimento devido à sua riqueza em cálcio . Eles também contêm proteínas, e é por isso que às vezes são incluídos nesse grupo, juntamente com carne, peixe, ovos e legumes.

Leite e seus derivados, como iogurte, queijo ou manteiga, estão incluídos neste grupo de alimentos. Para reduzir as suas calorias, é aconselhável apostar em produtos com baixo teor de gordura . Verificar os marcadores ajudará você a escolher a melhor opção.

Pessoas com intolerância à lactose (um dos componentes do leite) e que seguem uma dieta vegetariana têm a possibilidade de escolher variedades livres de lactose e vegetais, respectivamente. No que diz respeito as alternativas de leite, que é importante que eles são enriquecidos com cálcio e vitamina D . Outra possibilidade é procurar esses nutrientes em outro lugar.

Gordura

As gorduras fornecem energia e são boas para o coração . No entanto, é importante separar o saudável do ruim. Azeite, abacate, peixe gordo e algumas nozes e sementes são gorduras saudáveis. Em contraste, carnes vermelhas e processadas, produtos lácteos, óleo de palma, manteiga, batatas fritas, frituras e molhos industriais são gorduras saturadas e trans.

Ao contrário do que acontece com outros grupos de alimentos (com frutas, por exemplo), a maioria das pessoas consome gordura suficiente . Para manter um peso saudável, é necessário controlar a ingestão desses alimentos. Isso também se aplica ao azeite. Especialistas falam de três colheres de sopa por dia como quantidade máxima.